como perder o medo de dirigir sozinha

É muito comum ver que pessoas de várias idades têm medo de assumir o volante. Alguns receios são mais específicos, como dirigir no trânsito, percorrer ladeiras ou até mesmo tirar o carro da garagem. Quer saber uma curiosidade? É comprovado que esse medo atinge mais ainda as mulheres! É claro que esse fator atrapalha suas rotinas de algum jeito, entretanto, a única maneira de perder o medo e conseguir seguir em frente, é encará-lo. Te daremos dicas de como resolver esse problema e esclarecer algumas dúvidas. Continue lendo para descobrir!

O medo de dirigir
Se você tem essa fobia, provavelmente já deve ter percebido em algum momento. Porém, existem alguns sintomas que revelam que você realmente não está preparado para sair por aí no comando. Alguns deles são: pernas bambas, suor excessivo e mãos trêmulas. Lembrando que essas reações são parecidas com qualquer momento de estresse ou medo excessivo.

Dicas para perder o medo de dirigir
Para finalmente conseguir encarar as ruas e se livrar dessa fobia, é necessário seguir alguns passos. Para começar pegue o carro em um dia tranquilo, como uma manhã de domingo menos movimentada, e dê uma volta no quarteirão. Vá fazendo isso pelos próximos dias: reserve uns 15 minutos diariamente para praticar perto da sua casa ou onde você se sinta mais confiante.

O segundo passo é aumentar o percurso, ou seja, tente dois quarteirões. Faça esse trajeto até se sentir seguro na direção e ter domínio do carro. Por exemplo, se ainda tiver receio que o veículo “morra” no caminho, treine mais a embreagem até se sentir totalmente seguro.

Por fim, depois dessas etapas, você pode andar pelo seu bairro e fazer o mesmo caminho até se sentir mais tranquilo. Faça tudo no seu tempo, e quando ficar mais à vontade, coloque alguns obstáculos, como parar em algum posto de gasolina ou na casa de algum vizinho. Fazendo isso, rapidinho você conseguirá aumentar o seu trajeto para outros lugares da sua cidade e, assim, largar o medo e sentir a confiança no volante.

perder medo dirigir sozinha

Aulas para quem tem fobia de dirigir
Já é possível encontrar com facilidade autoescolas com instrutores específicos para ajudar as pessoas com têm medo de dirigir. Em alguns centros de treinamento para habilitados eles oferecem até mesmo acompanhamento psicológico.

Funciona mais ou menos assim: você participará de uma sessão com o psicólogo antes de começar as aulas, durante e depois. O especialista irá identificar seus maiores medos e acompanhará seu crescimento no volante. Ele pode até mesmo te chamar durante as sessões para dar sugestões de evolução na direção e, assim, o medo vai passando.

Conforme você aprimora seu desempenho, o professor irá colocar alguns obstáculos, como estacionar em lugares movimentados, dirigir com trânsito intenso, fazer baliza, entre outros. Você pode até mesmo fazer essas aulas com seu próprio carro ou dirigir sozinho com seu professor te seguindo no carro da autoescola. Opte pelo que achar melhor e você conseguirá atingir seus objetivos e sair por aí dirigindo onde quiser.

Entretanto, é preciso encontrar uma autoescola e um instrutor com quem você se sinta bem e à vontade para seguir. Certifique-se de que esses profissionais estão mesmo prontos para lidar com a fobia de dirigir.

Lembre-se: praticar é tudo! Quanto mais você treinar, mais rápido passará o medo e tudo ficará automático. Aos poucos, você vai até esquecer que está fazendo os movimentos de direção. Dirigir irá se tornar a coisa mais comum do seu dia a dia, por isso, pratique sempre que puder com a ajuda de um especialista ou alguém que tenha calma e paciência suficiente.

Você se sentirá mais tranquilo para dirigir se fizer o seguro do seu veículo. Com seu carro segurado, ficará mais fácil encarar as ruas! Existem várias coberturas de seguro, mas a Suhai possui uma excelente opção de seguro para quem está comprando seu primeiro veículo, pois oferece uma cobertura de furto e roubo com preços até 80% mais em conta que os de um seguro tradicional. Além disso, a Suhai possui cobertura em todo o país e assistência técnica 24 horas para as situações de emergência.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *